A politica de Iguatu vem tendo dias agitados com a construção das pré-candidaturas dos postulantes ao cargo de prefeito do município para as eleições de outubro próximo. O Prefeito Ednaldo Lavor (PSD) continua forte no cenário local, mas ainda não tem um nome definido para apresentar ao julgamento popular.
O Deputado Estadual Agenor Neto (MDB) vem apostando no nome de seu filho, o engenheiro civil José Ilo Neto (MDB), para tentar voltar ao comando da Prefeitura da cidade. O grupo de Agenor vem de duas derrotas consecutivas na corrida pelo executivo local e não vai encontrar moleza nas eleições de 2024. O deputado emedebista vive grande desgaste junto a população devido a uma série de episódios violentos ocorridos quando este estava prefeito do município. Esses fatos teriam sido cruciais para os seguidos insucessos dele na tentativa de voltar a comandar o executivo iguatuense, apesar de ter tido uma gestão de excelentes resultados na infraestrutura.
Incertezas sobre Sá Vilarouca
A pré-candidatura que vinha recebendo as maiores apostas no município pode cair por terra devido ao jogo de interesses pessoais ou ‘políticos’ vindo dos principais caciques que comandam a sigla no Estado do Ceará. Estamos falando do nome do empresário Sá Vilarouca (PT). Petista raiz, que ultimamente vem levando rasteiras de colegas de partido, ele vem enfrentando uma verdadeira via-crúcis para seguir com seu projeto político. O Governador Elmano de Freitas e o seu chefe político, Ministro da Educação Camilo Santana, já declararam publicamente apoio ao pré-candidato do MDB, Ilo Neto.
Um dos que seriam apoiadores do nome de Sá Vilarouca a disputa pela Prefeitura de Iguatu, Deputado Federal José Guimarães – Líder do Governo Lula no Congresso Nacional – já teria caído fora. Guimarães é pretenso candidato ao cargo de Senador da República para as eleições de 2026 e, sem o apoio de Camilo e Elmano, esse caminho seria praticamente impossível.
Um nome forte dentro da sigla estadual mais que vive situação idêntica a de Vilarouca é o da Deputada Federal Luizianne Lins, que deve ficar de fora da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. As circunstâncias são as mesmas vividas por Sá; Camilo e Elmano não quer e ponto final.
Ela declarou publicamente seu apoio a candidatura de Sá Vilarouca para a disputa pela Prefeitura de Iguatu, mas está visivelmente sem forças no Diretório Estadual.
SÁ ADMITE MUDANÇA DE PARTIDO
Reconhecidamente um homem sério, bom gestor e cumpridor da palavra, o empresário iguatuense já admite mudar de partido caso venha ocorrer intervenção estadual no Diretório municipal com o intuito de barrar sua candidatura. Filiado do partido desde sua fundação, Sá falou ao jornalista Val Lima que pode mudar de partido, sim!. “Não posso quebrar minha palavra com o povo de Iguatu. Nunca passou por minha cabeça sair do PT, mais se houver boicote ao nosso projeto politico iremos pensar noutra alternativa, sim”, disse na ocasião.
ALIANÇA COM EDNALDO LAVOR
Rompido com o atual prefeito do município por questões ideológicas, Sá Vilarouca poderá vir a subir o mesmo palanque de Ednaldo caso desista de ser candidato nas eleições. A hipótese de chegar a ser o indicado por Lavor para as próximas eleições municipais também não está descartada, apesar das duras criticas que sua emissora de rádio tem feito a gestão municipal. O Prefeito Ednaldo Lavor é uma pessoa mansa, de bom trato e que não guarda rancor. Uma situação que pode garantir a união dos dois é o fato do empresário ser é velho inimigo político de Agenor Neto, sendo praticamente impossível uma junção com o grupo do Deputado Estadual.
O cenário político do município de Iguatu continuará indefinido até a data limite para transferências partidárias. Vamos aguardar os próximos capítulos.
Gostaria que ganhasse essa eleição o Ednaldo Lavor...sou sua fã.
Gostaria que ganhasse essa eleição o Ednaldo Lavor...sou sua fã.