O homem que matou um vizinho com golpes de machadinha no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, no ano passado, após uma discussão iniciada por uma 'bolada' na cara, vai a júri popular. Ronaldo Lima Ferreira é acusado pelo homicídio qualificado de Francisco de Assis Andrade, conhecido como "Kim", e será julgado na 3ª Vara do Júri, em data ainda a ser definida.
O réu foi pronunciado, ou seja, teve apresentada a decisão da Justiça para ser julgado pelo Tribunal do Júri, no último dia 22 de março, pela juíza de Direito Daniela Lima da Rocha. O crime ocorreu na madrugada do dia 17 de julho de 2023, no bairro Moura Brasil, e é resultado de uma série de desavenças entre os vizinhos, segundo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que denunciou o homem no dia 21 de setembro de 2023.
A discussão fatal se deu depois da vítima, que estava consumindo bebida alcoólica, ser atingida por uma bola de futebol na cara enquanto crianças jogavam futebol na região. Ele teria iniciado uma discussão com os jovens, momento em que Ronaldo apareceu e saiu em defesa dos menores.
Ronaldo teria jogado uma garrafa de vidro contra Francisco, que cortou o braço. A briga precisou ser separada por moradores, e ambos retornaram para suas respectivas casas. Inconformados com os acontecimentos, os dois se encontraram na madrugada e começaram uma nova discussão.
Conforme o MPCE, o réu atacou a vítima com vários golpes de machadinha, a maioria na cabeça. Esse fato foi definidor para que o órgão denunciasse Ronaldo por homicídio qualificado, com emprego de meio cruel.