Dois passageiros morreram e outros três tiveram ferimentos leves na manhã desta quinta-feira, 7, após um ônibus ser atingido na traseira pelo guincho de um caminhão. O acidente aconteceu na avenida Frei Cirilo, no bairro Messejana, em Fortaleza.
O coletivo faz parte da linha 815-Messejana/Papicu/Tancredo Neves, e o caminhão envolvido no acidente pertence à empresa FM Rodrigues, que presta serviços de iluminação pública.
De acordo com a Empresa de
Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o acidente
aconteceu enquanto o ônibus realizava o embarque de passageiros.
Cerca de dez a 15 pessoas estavam dentro do coletivo no momento do sinistro.
Os homens que morreram foram identificados como Francisco Raimundo da Silva, 61
anos, e Adriano de Sousa da Cruz, 39 anos.
O agente de limpeza Francisco Pereira era um dos passageiro do ônibus no
momento da acidente. “Eu estava dentro do coletivo, na parte de trás”, disse em
entrevista ao repórter Luciano Cesário, da rádio O POVO CBN. “No ato da
colisão, o ônibus estava com a luz acesa e [de repente] ficou escura.”
“Quando a gente olhou para trás um senhor já vinha a óbito e um segundo, que
fizemos de tudo para socorrer, infelizmente, também veio a óbito. [Ele] Ficou
pressionado entre a cadeira e o caminhão”, continua.
De acordo com a FM Rodrigues, o caminhão não estava em operação no momento do acidente. Em nota, eles disseram que as causas da colisão ainda são desconhecidas e que a empresa abriu um procedimento interno para apurar a ocorrência.
“A FM Rodrigues se solidariza com amigos e familiares das duas vítimas que estavam a bordo do ônibus”, diz trecho do documento.
O Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu) atendeu as duas vítimas com ferimentos graves, mas elas não resistiram. Outros três passageiros tiveram ferimentos leves e foram liberados.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também esteve no local para realizar os desvios de tráfego necessários.
Em nota, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) afirma já estar em contato com a empresa responsável pelo guincho, a FM Rodrigues, para “apurar as circunstâncias do acidente e adotar todas as providências necessárias junto à empresa”.
Ainda na nota da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) disse que entrará em contato com a família das vítimas para prestar “toda a assistência necessária”.