Moradores da maior cidade do Centro Sul cearense temem por eleições violentas este ano. Os ânimos andam alterados após ‘ações agressivas’ por parte do Deputado Estadual Agenor Neto (MDB), historicamente conhecido como homem de ‘pavio curto’.
Após ‘tentar agredir’ o Prefeito de Quixelô, Adil Júnior (PSB) durante recente inauguração de uma quadra de esportes naquele município, Neto atacou a honra do Prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PSD) e de uma ex-secretária da gestão municipal, Sheila Alcantara. Esses fatos tem deixado a população assustada, preocupada com o que pode vir pela frente.
O último episódio envolvendo o parlamentar iguatuense em nova polêmica foi registrado durante uma entrevista de rádio do município. Ele teria se mostrado visível incomodado com a notícia de que o Prefeito Ednaldo Lavor irá lançar pré-candidato para ser seu sucessor na próxima sexta-feira, dia 12, nas eleições de 2024. Essa notícia gerou um verdadeiro fuzuê na cidade e preocupação entre membros do grupo do Deputado Estadual Agenor Neto.
A aparição do parlamentar durante entrevista em sua emissora de rádio gerou desconforto entre moradores da cidade por temerem a volta de atos violentos durante o pleito eleitoral de outubro próximo. Neto acusou Ednaldo Lavor de ser ladrão repetidas vezes. Por sua vez, em vídeo publicado nas redes sociais, o chefe do executivo lamentou o descontrole emocional do seu opositor e relembrou o histórico de crimes que teriam sidos praticados por Neto; em destaque o famoso ‘Crime das Carteiras’, transitado em julgado.
Na época, Neto teria escapado da punição por ter foro privilegiado por ser Deputado Estadual, enquanto seu pai (José Ilo - in memorian) teria renunciado ao cargo de Prefeito de Quixelô para não ser cassado. “A população de Iguatu entendeu o ‘recado’ dado por Neto, fato que só piora a situação de seu grupo político na tentativa de voltar a dar as ordens no município”, destacou em uma publicação um influente jornalista da cidade.
HISTÓRICO PÕE MEDO NA POPULAÇÃO
No período em que esteve à frente do Executivo Iguatuense, Neto e outros agentes públicos protagonizaram seguidos e inesquecíveis fatos de violência na cidade. Nos dois mandatos do Prefeito Ednaldo Lavor, nenhum fato semelhante teria sido registrado até o momento.
A forma raivosa como tem atacado seus adversários faz a população lembrar de episódios lamentáveis de atos violentos que chocou a sociedade local e acabou sendo destaque em toda mídia nacional. ‘Esses abusos’ seriam os principais responsáveis a levar Agenor Neto a seguidos insucessos na tentativa de voltar ao comando da Prefeitura de Iguatu.
DESESPERO
Visivelmente com os nervos à flor da pele, o parlamentar vem titubeando e, por consequência, tem freado o andamento da pré-campanha de seu filho Ilo Neto. O pré-candidato ao cargo de Prefeito pelo PT de Iguatu, não estaria conseguindo emplacar seu nome na preferência popular e teria estacionado nas pesquisas para consumo interno realizadas por diferentes alas políticas da cidade. O atual cenário político se desenha ser uma nova derrota da turma do Cocobó, principalmente se as estratégias e comportamentos não forem mudados.