Muita trapalhada e pouco compromisso de resolver o problema. Assim tem sido o dilema vivido por moradores das comunidades ribeirinhas do reservatório Poço do Bento no município de Solonópole, no Sertão Central cearense. O caso viralizou nas redes sociais devido a gravidade do assunto. Mesmo diante da repercussão do fato que pode deixar mais de 400 famílias as escuras ou causar uma tragédia, a gestão da Prefeita Ana Wládia parece só assistir ao filme “Deixa ver no que Vai Dar”.
Há vários meses, moradores das comunidades da região do açude Poço do Bento vem pedindo a Prefeitura e a Enel, a retirada da rede elétrica que passa dentro do reservatório temendo que com as cheias a água venha a tocar no transformador instalado no local. Muitos foram os apelos, mas os órgãos responsáveis por resolver o problema só assistem ao que pode ser uma tragédia anunciada.
Para se ter uma noção do preparo e entendimento da equipe da gestão pública municipal, um homem que teria se identificado como representante da Prefeita Ana Wládia teria feito um vídeo do local, afirmando que ´’o máximo que pode acontecer é o povo ficar se energia elétrica’. Essa fala teria virado chacota em grupos de whatsaap da cidade.
A afirmação infeliz desse agente público deixou os ribeirinhos ainda mais preocupados. “Ficar sem energia é, de fato, a nossa maior preocupação. São mais de 400 famílias que podem ser duramente castigadas por esse descaso. Sem falar que alguém pode morrer vítima de uma descarga elétrica caso esteja nas proximidades pescando ou tomando banho”, alertou um morador das imediações que pediu para não ser identificado. O projeto de eletrificação em questão é uma herança da gestão do ex-Prefeito Webston Pinheiro.
VEM MAIS ÁGUA POR AÍ
O nível do reservatório subiu consideravelmente nos últimos dias, ficando a poucos centímetros do contato com a rede de transmissão de energia. A previsão é de mais chuvas para as próximas horas, fato que tem revoltado a maioria dos habitantes da região.
O espaço continua aberto para que os responsáveis possam se manifestar sobre o assunto.