Alvo de críticas por parte da população do Centro Sul desde a sua fundação, o Hospital Regional de Iguatu (HRI) tem apresentado excelentes resultados com a atual gestão, apesar das limitações de recursos. A unidade de saúde, antes projetada para atender nove (9) municípios da região, hoje recebe demanda de mais de 40 municípios próximos a Iguatu. Para administrar a unidade, a direção do equipamento tem colocado em prática um projeto inteligente para a melhor aplicação dos recursos, otimizando os atendimentos.
Para se ter uma ideia do trabalho realizado naquela unidade de saúde, somente no mês de abril deste ano, o HRI registrou 10.536 atendimentos, distribuídos entre internações, procedimentos cirúrgicos, clínica médica, obstetrícia, pediatria, traumatologia, dentre outros. “A movimentação é intensa. O fluxo em nosso hospital é bem superior ao que o orçamento permite. Um dos maiores desafios é a cultura da população. Pelo menos 60% dos atendimentos são a nível de atenção primária, e desta forma sobrecarrega o hospital”, lembra a diretora do HRI, Edeiza Ataliba. “Mesmo assim, não temos medido esforços para oferecer o que temos de melhor para àqueles que necessitarem de nossos serviços”, completou.
Em conversa com a Secretária da Saúde do Município de Iguatu, Marleuda Gonçalves, ela lembrou que ideia de sua pasta é poder oferecer um serviço ainda mais eficiente e a contento da necessidade da população. “Sei que os resultados ainda não são aquilo que o nosso povo quer e precisa. Os recursos não nos permitem oferecer maior agilidade no atendimento de algumas especialidades, mas temos toda uma equipe de profissionais comprometida em oferecer o melhor para os cidadãos que procuram pelo serviço de saúde de Iguatu” enfatizou a Secretária.
Por ser um setor que exige maior atenção da gestão pública municipal, a melhoria na Saúde tem sido a prioridade maior da administração do Prefeito Ednaldo Lavor. O chefe do Executivo iguatuense tem enaltecido o trabalho dos profissionais da área e o apoio de órgãos responsáveis pela continuidade dos atendimentos no HRI. “Atualmente, a demanda atendida diariamente no Hospital Regional de Iguatu é bem superior a que os recursos permitem. As dificuldades para a manutenção do equipamento são enormes, apesar do suporte financeiro oriundo das Prefeituras parceiras e dos governos estadual e federal”, ressaltou o gestor.
Mesmo com a escassez de recursos, a atual administração municipal tem construído, reformado e equipado várias unidades de saúde (UBS) instaladas nos distritos e bairros do município. Uma das maiores intervenções da área já está em pleno andamento e deve ser entregue a população nos próximos dias; a nova emergência do HRI. “Será ampla, moderna e capaz de oferecer conforto e maior agilidade no atendimento de Urgência e Emergência. Nosso objetivo é oferecer qualidade de vida ao nosso povo” relatou o Prefeito Ednaldo Lavor.
Esse Hospital merece reconhecimento pois não é fácil trabalhar sem apoio do Governo do Estado. Atualmente o governo do estado tem só virado as costas para Iguatu. Não sei como conseguem gerir esse hospital sem apoio e a população só faz criticar. Eu parabenizo os profissionais
A população tem ganhado muito com esse novo modelo de gestão pública em saúde. Parabenizar o prefeito Ednaldo lavor pela excelente administração do nosso município.
A população de ganhado muito com esse novo modelo de gestão pública em saúde. Parabenizar o prefeito Ednaldo lavor pela excelente administração do nosso município.