Absurdo!. Assim tem sido a opinião de grande parte da população da cidade de Milhã ao saber que o Presidente da Câmara, Cirdes Moreira, deixou de convidar a única mulher do município ocupante de um cargo majoritário; a vice-Prefeita Tatiana Machado.
A falta de consideração desrespeitou os limites da cordialidade, da moral, do bom senso e dos bons costumes. Celebrar o Dia da Mulher teria por objetivo registrar a importância do gênero no convívio humano, seus direitos e suas conquistas como resultado de uma luta incansável, travada por várias gerações.
A cidade de Milhã, no Sertão Central cearense, nunca teve uma mulher a frente da Prefeitura Municipal, mas tem na sua vice-Prefeita a representatividade da classe. A chegada de Tatiana Machado ao cargo representou mais um passo importante na luta por uma sociedade igual e humana, colocando o ser feminino nas principais discussões do interesse coletivo.
ORIGEM HUMILDE
O povo de Milhã elegeu Tatiana Machado como vice-Prefeita por entender que já estava na hora de uma mulher alcançar cargo mais relevante na cidade. Ela representa a maioria de seus moradores, pois acredita-se que a população local seja 55% composta por pessoas do sexo feminino.
Outro fato importante no que diz respeito ao cargo dado a ela trata-se de sua origem humilde, pois seria quase impossível uma mulher pobre galgar espaço tão relevante como o que ela ocupa hoje, uma vez que somente homens governaram a cidade desde sua fundação.
MEDO
Com a atitude, embora muitos acharem ser machista, o Presidente da Câmara, aliado do Prefeito Alan Macêdo, demonstra o medo de seu grupo político de ter como adversária uma mulher do povo, corajosa e disposta a contribuir para o crescimento de uma cidade que ainda sente os efeitos do preconceito de alguns de seus representantes políticos.
Pessoas do município acreditam que o grupo do gestor tem se sentido incomodado com o crescimento da popularidade da vice-Prefeita, principalmente pelo fato de ser mulher. O sexo feminino é maioria absoluta na cidade e pode decidir qualquer pleito de cunho popular.
Outro fato que deve contribuir para que o gestor não queira Tatiana Machado por perto é o fato dela vir a assumir os destinos do município a qualquer momento. Investigações da PROCAP teriam identificado um verdadeiro mar de lama dentro da gestão do Prefeito Alan Macêdo, podendo ele ser afastado do cargo a qualquer momento.
Procurada por nossa reportagem, a vice-Prefeita não quis falar sobre o assunto. Ela se limitou a dizer que ‘apenas lamenta a postura infeliz de uma pessoa responsável por unir e cuidar de uma sociedade rodeada de falta de cuidados por parte de muitos de seus gestores’.
CURRICULO
Tatiana Machado foi eleita vereadora por três mandatos, sendo ela a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Milhã. Ela também ocupou a função de Conselheira Tutelar por dois mandatos. Merece o devido respeito de todos.