É bem verdade que a gestão do Prefeito Alan Pinheiro não é a das piores do Estado, nem tão pouco se espelha ao que a propaganda relata aos quatro cantos do município. Estamos falando de Milhã, no Sertão Central cearense, aonde pessoas se dividem entre a realidade e o que a mídia conta sobre a gestão do Prefeito e de seus familiares. Pelo menos é o que fontes relataram a nossa redação.
Em recente pesquisa que teria sido divulgada pelo município, feita por uma empresa com sede na região sul/sudeste, o gestor estaria contando com o apoio da quase totalidade dos entrevistados. O que seria um contraste com que se vê por lá na versão de muita gente que não vê oportunidade para as famílias que vivem na cidade da propaganda bonita.
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
Um dos “gargalos” da gestão municipal é a busca pela implantação de um programa para a geração de emprego e renda. Em três anos de mandato, a atual gestão peca em não apresentar resultados satisfatórios sobre essa questão que é tão debatida por lá, principalmente entre os jovens, que não veem perspectivas de ingressar no mercado de trabalho. Em alguns municípios vizinhos, prefeitos já apresentam soluções através de parcerias junto a iniciativa privada. A implantação de fábricas de pequeno, médio e grande porte tem sido uma das saídas, aliada aos incentivos dados ao setor agrícola.
PLANO DE CARGOS E CARREIRA SEM ANDAR
De acordo com informações chegadas a nossa redação, servidores do município estariam sendo desvalorizados pela atual gestão municipal. O sindicato representante da categoria estaria buscando um alinhamento com o gestor para que a administração municipal implante o Plano de Cargo e Carreira, mas este estaria fugindo do assunto há anos. O Sindicato dos Servidores Municipais estaria buscando um diálogo com o executivo para tentar resolver o impasse. Mais não é só isso, conforme o que relataram fontes, durante todo ano de 2023 nenhum dos pedidos feitos em reunião tiveram aceite do atual Prefeito, que não deu aumento a grande parte das categorias, sendo que, especificamente sobre o S.A.A.E. (órgão que conta como servidor o atual Presidente da Câmara), Cirdes Moreirinha, não ocorre aumento desde o início da gestão, ou seja, há três anos.
FALSAS PROMESSAS E ROMPIMENTOS
Segundo informações, o Prefeito Alan Pinheiro estaria vivendo outro dilema relacionado a não contratação de antigos aliados. Ainda durante a campanha eleitoral, ele teria prometido emprego em troca de votos para sua eleição, fato que não teria sido cumprido. O fato, que seria falsa promessa de campanha, estaria sendo propagado por pessoas que teriam acreditado na promessa.
EMPREGO PRA QUATRO
Embora não exista ainda provas que consolidem a veracidade dos fatos, boatos pela cidade contam que a gestão teria criado a antiga vaga do emprego de ‘cabresto’ ou ‘falso fantasma’. A prática consiste na contratação de uma pessoa por parte do município para um determinado cargo, mais sem a obrigatoriedade de ir trabalhar. Porém, pela atitude ‘generosa’ por parte da gestão, o servidor beneficiado teria que rachar (dividir) o salário com duas, três ou mais pessoas envolvidas na promessa de emprego durante a última campanha eleitoral.
MP DEVE INVESTIGAR
Esse assunto deve ser investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE). A cidade teria recebido a visa da PROCAP no segundo semestre do ano passado, cuja missão dos investigadores seria apurar denúncias de irregularidades na gestão do Prefeito Alan Pinheiro. Misteriosamente, logo após a saída da PROCAP da cidade, a empresa que fazia a coleta do lixo teria sumido da cidade e, pasmem, logo apareceu um caminhão compactador para a coleta do lixo.
INVERSÃO DA HIERARQUIA
Apesar da propagação de ser um ‘bom gestor’, o Prefeito Alan Pinheiro não seria o mandatário principal da gestão municipal. Fontes relatam que somente com o aval de um irmão seu é que ele tomaria qualquer decisão sobre a municipalidade. Porém, numa total inversão da hierarquia, tanto o gestor quanto seu irmão estariam sob a ‘batuta’ de um Secretário municipal. Ou seja: a ordem partiria do Secretário para o irmão, até chegar no Prefeito.
VERSÃO DO PREFEITO
Nossa redação enviou mensagem via whatsaap para o Prefeito citado na matéria para que ele pudesse falar sobre os fatos narrados nesse conteúdo escrito. Porém, até o final da tarde de ontem (15-01), ele não nos respondeu dar sua versão.